quinta-feira, 16 de outubro de 2008

50 ANOS DA BOSSA NOVA

Este ano o mundo comemora os 50 anos da Bossa Nova.

Durante o governo JK, em 1958, nasce um novo movimento de música popular brasileira: João Gilberto - violonista baiano - lança o compacto "Chega de Saudade" com a bela canção de Tom e Vinícius. Em poucos anos a Bossa Nova se tornou um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo que se expandiu com a música de Luiz Bonfá, Nara Leão, Carlos Lyra, Sérgio Ricardo, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Billy Blanco e claro, Tom, Vinícius e João Gilberto.

Ao longo desse ano, em todo o mundo, foram realizadas diversas comemorações para os 50 anos do movimento com "novos" e "antigos" artistas da música mundial. No Brasil tivemos algumas marcantes: shows de Cateano e Roberto, João Gilberto, João Donato, sem contar a presença fortíssima na mídia em, por exemplo, comerciais do Itaú, da Vale, etc.

Nesse Sábado, dia 18 de Outubro, vou tentar prestar minha singela e simples homenagem a esse movimento que é grande (determinante) responsável pela minha formação musical e formação como pessoa. Desde sempre ouço Bossa Nova e não me canso de me emocionar com tantas canções tão lindas e bem trabalhadas.

Por isso, gostaria de convida-los para o meu show de bossa no Esch Café no Leblon, RJ com repertório repleto de canções bonitas e marcantes daquela época.

Fizemos um ensaio emocionante nessa Terça na casa do Tonho. Não quis ensaiar no estúdio pois preferi tentar reviver a forma simples e pura de tocar e ensaiar naquela época, quando todos se reuniam no apartamento de Nara Leão em Copacabana, tocando e cantando de forma acústica. A formação será Eu (voz e violão), Rodrigo Braga (piano), Marcos Maia (Baixo) e Dudu Lessa (Bateria): metade da minha banda.

Depois do ensaio fomos jantar num restaurante a quilo.

Até Sábado!

Nenhum comentário: