quinta-feira, 30 de outubro de 2008

3 NOITES NO RIO SCENARIUM

Junto com o Guanabara Social Clube, projeto de sambalanço, me apresento em mini-temporada no Rio Scenarium na Lapa, RJ. Será um baile-show dançante com clássicos da gafieira, samba e muito sambalanço e canjas de Anna Clara Valente, Tonho Moreira e outras surpresas. Na terça-e-quarta-feira serão 2 sets e na quinta, 3. Convido todos pra compartilhar dessa alegria em noite animada

terça-feira, 28 de outubro de 2008

QUESTÃO PARA PENSAR

aEduardo Paes venceu. Venceu o candidato do Governador e do Presidente. Por pouco ele não perdeu, por muito pouco. Seria inaceitável - pelo menos por parte de alguns - se ele estivesse perdido. A cidade do Rio de Janeiro perdeu a oportunidade de eleger um político exemplar. Não devo nem quero falar mal de Eduardo Paes, mas, de fato, perdemos a oportunidade. A única coisa que me apavora é ter que aceitar, a essa altura do campeonato, um feriado de última hora com objetivo eleitoral. Quase 930 mil pessoas não votaram nesse 2º turno. Esse número representa 21% dos eleitores cariocas que deixaram de exercer o direito da democracia. Analisando de forma segmentada, esse ¼ de povo que viajou são jovens e pessoas das classes A+, A, B+. Em outras palavras, eleitores de Gabeira. Pode ser que a estratégia de Sérgio Cabral tenha funcionado, mas se isso for o que eles chamam de “agir em prol da população”, estamos perdidos. Esperamos no entanto, que Eduardo Paes faça um ótimo governo e cumpra com suas promessas.


PRÓXIMO SHOW

Gostaria de convida-los para meu baile-show acompanhado do Guanabara Social Clube dias 4, 5 e 6 de Novembro às 21hs no Rio Scenarium na Lapa. Vamos tocar muito samba, sambalanço e clássicos da gafieira. Bom pra quem gosta de dançar!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ONDA VERDE

Faltam poucos dias para a escolha do nosso futuro prefeito. Em poucas palavras quero justificar a minha escolha. Não haveria sentido não optar por um político transparente, de caráter benigno, anti-preconceitos, anti-corrupção, ético, guerreiro, coeso e mente-aberta. Fernando Gabeira é o líder que precisamos na cidade do Rio de Janeiro. Por isso faço apelo para que os eleitores que compartilham da mesma opinião, adotem a ONDA VERDE.

DOMINGO, DIA 26
VOTEM
GABEIRA 43

domingo, 19 de outubro de 2008

SHOW ESCH CAFÉ - 18 OUT

Vivi momentos maravilhosos e emocionantes no meu 1º show em homenagem a Bossa Nova. Antes de continuar esse post, preciso destacar a presença ilustre e honrosa de Carlos Lyra. Guilherme Vianna, produtor musical da casa, me informou minutos antes de começar o show, enquanto afinava o meu violão, que Carlinhos estaria presente. Tremi, me preocupei, rolou certa insegurança, mas acima de tudo muita emoção e alegria por ter esse que é um dos maiores compositores da Bossa Nova, presente em meu show, sobretudo pelo fato de que haveriam canções dele no meu set list. Na hora de interpreta-las me emocionei, e, mais ainda quando vi Carlos Lyra de pé apaludindo ao final delas. O Esch estava cheio e fiquei feliz pela presença dos meus pais e de grandes amigos e incentivadores. O show se dividiu em 2 sets e acabei colocando alguns sambas mais característicos da música popular, uma canção da Tropicália que considerei adequada, além de canções minhas. O clima de jam session se instalou em diversos momentos trazendo uma proximidade ao jazz em momentos cool. [a banda formada por Rodrigo Braga (electric piano), Marcos Maia (baixo) e Dudu Lessa (bateria)]. O único ensaio que fizemos serviu mesmo para formatar o show e definir o tom das músicas. Dispensamos alguns arranjos existentes mas priorizamos determinadas frases e idéias originais da bossa. É claro que a ordem original do set list não foi 100% cumprida e acabamos colocando canções que não estavam previstas, por exemplo, Mas Que Nada, que em ritmo cool-bossa, emendei em Tarde em Itapuã (mesmo tom). Aliás, essa dobradinha funcionou para que eu pudesse escutar em coro, o tímido público presente. O show transcorreu em ótima harmonia e homogeneidade e acho que o público gostou bastante. No final de tudo ainda apareceu o mestre Paulinho da Viola.

Eis o roteiro do show (o que foi na prática)

SET LIST SHOW BOSSA NOVA
ESCH CAFÉ 18 Out

# 1
1- O MORRO NÃO TEM VEZ
2- SÓ DANÇO SAMBA
3- WAVE / DESDE QUE O SAMBA É SAMBA
4- FERIADO / RIO
5- SAUDADE FEZ UM SAMBA / VOCE E EU
6- FATO CONSUMADO
7- A VOZ DO MORRO
8- GIRL FROM IPANEMA
9- DESAFINADO (OFF KEY)
10- FORMOSA

# 2
1- INTRO INSTRUMENTAL INSENSATEZ
2- BERIMBAU
3- CARTA AO TOM 74 / CORCOVADO
4- TARDE EM ITAPUÃ / MAS QUE NADA
5- ESSE É O NOSSO SAMBA (Rodrigo Lampreia & Gui Valente) (VOZ E PIANO)
6- EU SEI QUE VOU TE AMAR (VOZ E PIANO)
7- SAMBA SOFISTICADO (Rodrigo Lampreia)
8- FLOR DE LIS / SAMBA DE ORLY
9- SAMBA DA MINHA TERRA / MARACANGALHA / TRISTEZA
10- CHEGA DE SAUDADE
11- SAMBA DO AVIÃO



Marcos Maia, Rodrigo Braga, Eu e Dudu Lessa



Saudade Fez um Samba e Você e Eu



Carta ao Tom 74 e Corcovado

sábado, 18 de outubro de 2008

OS 10 MAIORES

A edição #25 (Out/2008) da Revista Rolling Stone trás, numa edição especial de 2 anos, os 100 maiores artistas da música brasileira. A lista dos 10 maiores não é nenhuma surpresa:

1- Tom Jobim
2- João Gilberto
3- Chico Buarque
4- Caetano Veloso
5- Jorge Ben Jor
6- Roberto Carlos
7- Noel Rosa
8- Cartola
9- Tim Maia
10 - Gilberto Gil

Acho que qualquer ordem seria justa, afinal são todos meus ídolos e são de fato os gênios da música mundial, no entanto a pole position não poderia ser de outro que não fosse o saudoso maestro Tom Jobim. Melhor ainda é ver essa lista no dia que faço homenagem a Bossa Nova, principalmente a Tom - "maestro soberano da música brasileira".

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

50 ANOS DA BOSSA NOVA

Este ano o mundo comemora os 50 anos da Bossa Nova.

Durante o governo JK, em 1958, nasce um novo movimento de música popular brasileira: João Gilberto - violonista baiano - lança o compacto "Chega de Saudade" com a bela canção de Tom e Vinícius. Em poucos anos a Bossa Nova se tornou um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo que se expandiu com a música de Luiz Bonfá, Nara Leão, Carlos Lyra, Sérgio Ricardo, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Billy Blanco e claro, Tom, Vinícius e João Gilberto.

Ao longo desse ano, em todo o mundo, foram realizadas diversas comemorações para os 50 anos do movimento com "novos" e "antigos" artistas da música mundial. No Brasil tivemos algumas marcantes: shows de Cateano e Roberto, João Gilberto, João Donato, sem contar a presença fortíssima na mídia em, por exemplo, comerciais do Itaú, da Vale, etc.

Nesse Sábado, dia 18 de Outubro, vou tentar prestar minha singela e simples homenagem a esse movimento que é grande (determinante) responsável pela minha formação musical e formação como pessoa. Desde sempre ouço Bossa Nova e não me canso de me emocionar com tantas canções tão lindas e bem trabalhadas.

Por isso, gostaria de convida-los para o meu show de bossa no Esch Café no Leblon, RJ com repertório repleto de canções bonitas e marcantes daquela época.

Fizemos um ensaio emocionante nessa Terça na casa do Tonho. Não quis ensaiar no estúdio pois preferi tentar reviver a forma simples e pura de tocar e ensaiar naquela época, quando todos se reuniam no apartamento de Nara Leão em Copacabana, tocando e cantando de forma acústica. A formação será Eu (voz e violão), Rodrigo Braga (piano), Marcos Maia (Baixo) e Dudu Lessa (Bateria): metade da minha banda.

Depois do ensaio fomos jantar num restaurante a quilo.

Até Sábado!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PAZ & SILÊNCIO


Há 2 semanas, em busca de paz e silêncio, fugi por alguns dias para Nogueira, região serrana do Rio, para compor, refletir e me preparar emocionalmente para o disco. Os dias foram de sol e chuva, frio e calor e bastante agradáveis ao lado de minha cadela.





















segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O RIO DE GABEIRA!

Graças a inteligência e sensibilidade dos eleitores cariocas, Fernando Gabeira - 43 , foi para o 2º turno. Eu já esperava isso e tenho certeza que ele será nosso prefeito. A nossa cidade maravilhosa está cansada, exausta, machucada, imunda, quase morrendo. Vamos trazer nossa cidade maravilhosa de volta!

Para o 2º turno, votem no GABEIRA 43!

Aproveito para dividir com vocês outro sábio eleitor que está apoiando o candidato!





E mais!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

NOVA SAFRA

Estou vivendo uma fase diferente de composição. Parece que uma nova safra vem vindo. Nas últimas 2 semanas, compus umas 7 canções novas. Algumas ainda incompletas - apenas com harmonia e melodia, sem letra - estão guardadas no iPod. As que estão prontas também ficaram um tempo armazenadas no iPod aguardando letra. As letras têm sido feitas sempre por último.

A obrigatoriedade de compôr para o meu 1o disco, contribuiu para o início desta nova safra. Já componho há anos e acho difícil encontrar as canções ideais e adequadas ao meu disco. São diversas fases, momentos, sobretudo o meu amadurecimento natural como pessoa, músico, cantor e compositor. Isso tudo influencia o processo. Acho também que compôr não deixa de ser um exercício (quase iguais aos de matemática) e a repetição deles (compondo novas canções) é sem dúvida um caminho vencedor.

Estava com um pouco de dificuldade de escrever. O processo de transformação de idéias para palavras no papel estava um pouco confuso. Posso imaginar algumas das razões que explicam isso e cito uma relevante: o não-exercício da leitura. Estou voltando ao fundamental-hábito de ler e acho que isso vai me ajudar a compôr letra do jeito que quero.

Em breve: no disco, ao vivo ou numa gravação de iTalk (iPod) em voz & violão vou apresentar as novas canções. Por ora deixo aqui um verso (em construção), citando parte de uma canção de Caetano Veloso:

E se o mundo melhorar?
Quem estará aqui pra olhar?
No seu lugar, pra desarmar
o Rei

Viva a Bossa
Sa-Sa-Sa
O iê-iê-iê
O cha-cha-cha

*****

O show em homenagem a Bossa-Nova mudou para o dia 18 de Outubro, Sábado no Esch Café no Leblon.