sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Maria Bethânia

Por Diogo Simões

Recentemente, redescobri a música "Você e eu" de Carlos Lyra/Vinícius de Moraes (Esta fase Bossa Nova, muito legitíma, da mídia - Caetano Veloso; João Gilberto; Os desafinados – fez-me reapaixonar pelo estilo).

Pesquisei pelas mais variadas versões em mp3 e vídeo e desisti de procurar melhor intérprete para a canção depois do impacto em mim causado por Maria Bethânia.

Bethânia já tinha conquistado um lugar de maior destaque neste mi gosto musical duvidoso depois do que li Caetano Veloso dizer-lhe respeito. Em Verdade Tropical, ele classifica a irmã como Diva, positivamente falando.

A priori, mesmo gostando muito do que a baiana canta, a opinião fraternal pareceu-me, ao mínimo, parsimoniosa. E fez-me refletir e revisitar a pouca memória que tinha a respeito.

Depois da interpretação de Você, finalmente, o adjetivo pareceu–me perfeito: Bethânia, intérprete, é uma Diva.

Ela parece tão à vontade, tão crente e sensual (mesmo, para meu gosto, muito feia)! Canta rindo, divertida, íntima do público e gesticulando e soando bêbada de certeza e muito lúcida de felicidade. Sou capaz de imaginá-la como personagem real daquela estória de amor e pouco ligando para a falácia dos que duvidassem daquilo tudo que canta.

A canção ganha densidade que outros intérpretes foram pouco capazes de construir. (A versão de Emílio Santiago também merece atenção).

Depois, O Mais-que-perfeito, declamado (Tropicália!), faz do ato ainda mais dramático.

O vídeo (para poupar trabalho) está aqui.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Show MOFO

Fiz ontem um show acústico - voz & violão - no recém inaugurado Mofo da Lapa. Foi aniversário da minha ex-produtora, Helga Valesca, que deu uma canjinha. Toquei canções minhas e outras de Dorival Caymmi, Milton, Paulinho Black & Mart'nália, Carlinhos Lyra... Maior astral! No final do show, meu querido-amigo-parceiro Dudu Lessa (batera da minha banda) chegou e me deu aquela moral! Vejam as fotos!


domingo, 24 de agosto de 2008

My pleasure

Por Diogo Simões

A idéia de escrever nesse "Plantão", de início, me pareceu pouco prática: Rodrigo sabe que minha opinião técnica-musical merece pouco respeito. O que me atraiu foi a possibilidade de falar (escrever) sobre. Sobre música. Sobre Arte.

O que mais gosto da música é a representatividade (ou não) artística dela: as várias(!) influências, letra, o movimento a qual pertence, a novidade. João Gilberto/Jobim para a Bossa Nova, Caetano/Gil para o Tropicalismo, Roberto/Erasmo para a Jovem Guarda; e esses para o Brasil.

A idéia, então, aqui, será discutir Arte. Arte e Sociedade, Arte e Música, Arte e Filosofia. Arte e Sociedade e Música e Política e Filosofia...

Não prometo opiniões sempre-inteligentes, objetividade, pensamentos-fluidos. Estou honestamente, aprendendo a escrever e pensar.

Vocês, não necessáriamente, precisam ler e gostar.
O trato é simples: se os acessos caírem, sou demitido.

Sorte o Blog começou agora.

Até.
P.S.: Tenho 20 e cinco anos.

sábado, 23 de agosto de 2008

Meu amigo Diogo

Meu grande amigo, Diogo Simões, fará parte deste blog. À partir de pouco tempo, ele começará a escrever algumas coisinhas legais e interessantes por aqui. Diogo, 24 anos, jovem-escritor, claro que escreve muito melhor do que eu e vai contribuir com seus textos e pensamentos por aqui falando sobre artes em geral, principalmente sobre música.

Estou "no aguardo".

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Astral do Samba!

A junção do Rio com Minas = Uma noite recheada de boas energias e aquele astral mágico que só o samba proporciona. A alegria estampada no rosto de Rodrigo e Dudu + toda a banda + a platéia que se divertiu com a sagacidade e malandragem de Rodrigo Braga, o lado carioca do Dois do Samba.
As canjas: Bapt, Leila e Kriger e no final, no BIS, eu e Miguel dos Anjos cantando "Mas Quem Disse Que eu Te Esqueço" de Dona Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho e "Batucada dos Nossos Tantãns" de Sereno, Adilson Gavião e Robson Guimarães gravada pelo Fundo de Quintal.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Lançamento Dois do Samba + Mofo da Lapa

Hoje tem o Lançamento do CD Dois do Samba no Estrela da Lapa. O projeto é a reunião de dois compositores: Rodrigo Braga (RJ) - pianista da minha banda - e Dudu Nicácio (BH). O disco trás 11 faixas: 10 deles + 1 regravação de "Tarzan" de Noel Rosa. Vale a pena conferir!
Vai rolar uma canjinha minha!
Veja abaixo o convite!

Quarta, 27 de Ago vou fazer um show de voz e violão no Mofo da Lapa. A casa é nova e fica ali na Mem de Sá. Vou tocar músicas minhas e experimentar outras coisinhas... Vamos ver!
Espero vocês! Começa cedo... umas 20hs.
É de graça!


Caetano

Fui assistir o 1º show da gravação do DVD de Caetano no novíssimo Oi Casa Grande no Leblon, RJ. O teatro de poucos lugares, tem uma acústica maravilhosa. O registro para o DVD fez com que a banda tocasse quase que de forma unplugged - no PA só a voz & violão de Caetano - garantindo uma sonoridade mais pura e verdadeira principalmente por parte da bateria.
Foram apresentadas músicas inéditas, músicas do Cê, sucessos antigos e clássicos como "Saudade fez um Samba" de Carlinhos Lyra e Ronaldo Bôscoli e "Você já foi à Bahia?" de Dorival Caymmi. Caetano pareceria muito à vontade e falou muito. Gosto de ouvi-lo falar, opinar...

Além de tudo isso, como não poderia deixar de faltar, a polêmica-engraçada da noite foi quando Caetano debochou (com o jornal na mão) e comentou sobre a entrevista do Lobão ao JB.



Enfim... como diz meu amigo Felippe Lara: "Caetano não falha!"

Vejam comentários no blog oficial: www.obraemprogresso.com.br

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Luto


Estou de luto pela morte de um dos maiores compositores e figuras da nossa cultura!
O Brasil nunca mais esquecerá Dorival Caymmi!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Welcome!!!

Boa tarde!

Eis aqui o plantão sobre tudo que acontece na minha carreira artística e algo mais...

Fotos, videos, depoimentos, histórias, momentos impagáveis, alegria, groove, bossa, pérolas, destaques, luz, paisagem, sonhos, desejos, mais alegria, gargalhadas, música, música, música, pensamentos, entrevistas, vontades, mais música e mais um pouco de gargalhadas, textos e mais textos!

Seja bem-vindo!

PAZ!